08-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
 
Suplementos antioxidantes podem beneficiar pacientes de quimioterapia Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
A administração de suplementos antioxidantes pode ajudar a aumentar as taxas de sobrevivência, a resposta tumoral e a capacidade de tolerância dos pacientes à quimioterapia, conclui um novo estudo de revisão.

Esta revisão poderá reacender o debate acerca dos potenciais benefícios ou riscos, uma vez que alguns estudos revelam que os suplementos podem ter um efeito prejudicial.

Esta revisão demonstra que não existe suporte científico para a objecção ao uso de antioxidantes durante a quimioterapia. Mais ainda, parece também que estes suplementos podem ajudar a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia”, afirmou o autor principal Keith Block, do Institute for Integrative Cancer Research and Education, da Universidade de Illinois.

Os antioxidantes, como as vitaminas A, C e E e os carotenóides como o beta-caroteno, exercem um efeito protector nas células. Eles captam moléculas tóxicas, os radicais livres, que causam stress oxidativo e podem levar à danificação do ADN celular.

Tem existido um grande debate acerca da possibilidade da suplementação com antioxidantes alterar a eficácia da quimioterapia (...) Alguns autores têm defendido que os antioxidantes captam as espécies de oxigénio reactivas para a actividade de certas drogas quinioterápicas, diminuindo a eficácia do tratamento. Outros sugerem que os antioxidantes podem diminuir a toxicidade, permitindo uma menor necessidade para diminuir as doses quimioterápicas”, explicou o autor.

Os investigadores pesquisaram as bases de dados e identificaram 19 estudos (1554 participantes) que correspondiam aos critérios de avaliação, incluindo o uso de estudos randomizados com grupo controlo e a existência de dados acerca da resposta ao tratamento (regressão tumoral) e das taxas de sobrevivência.

Block e co-autores revelaram que os dados de sobrevivência demonstraram melhores ou semelhantes taxas de sobrevivência para o grupo suplementado com antioxidantes, relativamente ao grupo controlo. Em nenhum estudo foi encontrada a teoria de que os suplementos diminuíam a eficácia da quimioterapia.

Para além disso, 15 de 17 estudos que avaliaram a toxicidade da quimioterapia, incluindo diarreia, perda de peso e danificação neurologica concluiram que o grupo da suplementação apresentava taxas semelhantes ou mais baixas destes efeitos colaterais, em comparação com o grupo controlo.

Os autores observaram que a redução dos efeitos colaterais pode ajudar os pacientes a evitar a diminuição da dose de quimioterapia, a interrupção dos horários de tratamento ou mesmo o abandono do tratamento, o que terá, provavelmente, um impacto favorável no prognóstico do tratamento.

“A inexistência de impacto negativo da suplementação com antioxidantes na eficácia da quimioterapia nos estudos revistos sugere que a aplicação clínica de suplementos antioxidantes durante a quimioterapia deve ser mais explorada (...) Estudos futuros acerca do uso concomitante de antioxidantes e quimioterapia deverá englobar amostras de maior dimensão”, concluíram os autores.

Fonte: Cancer Treatment Reviews (Elsivier), 2007, doi: 10.1016/j.ctrv.2007.01.005.

 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital