| Efeitos do cacau no risco de doença cardiovascular |
|
|
|
|
A suplementação diária com chocolate com elevado teor de flavonóides pode reduzir os marcadores bioquímicos de espessamento arterial e melhorar a saúde cardíaca. De acordo com os resultados publicados no American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de chocolate rico em antioxidantes contendo 494mg de polifenóis levou a uma redução nos níveis de compostos inflamatórios que contribuem para o desenvolvimento de arteriosclerose.
Os investigadores, da Universidade de Barcelona, recrutaram 42 indivíduos com idade média de 70 anos para consumirem leite magro ou leite magro com cacau em pó durante 4 semanas. Todos os participantes apresentavam risco elevado de doença cardíaca coronária (DCC) uma vez que eram diabéticos, fumadores, hipertensos, obesos e com elevados níveis de LDL-colesterol ou reduzidos níveis de HDL-colesterol e história familiar de DCC. Os benefícios do cacau para a saúde têm sido reconhecidos nos últimos anos. Por isso, e como forma de diferenciação, os produtores de chocolate têm utilizado elevado teor de cacau (mais de 70%). “No entanto, poucos ensaios clínicos em humanos focaram os efeitos anti-inflamatórios do cacau e os resultados obtidos foram contraditórios (…) Conduzimos, então, um ensaio randomizado e controlado para avaliar os efeitos do consumo crónico de cacau na expressão de moléculas de adesão solúveis e citoquinas pro-inflamatórias relacionadas com estadios precoces de arteriosclerose em indivíduos com elevado risco de DCC”, afirmaram os investigadores. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para receber leite magro (500ml, Lactalis) ou leite magro com cacau em pó (40g contendo 425,7mg de proantocianidinas, Nutrexpa). Após 4 semanas, foram trocados para o outro grupo de intervenção por mais 4 semanas. Não foi necessário um período de washout dado a rápida eliminação dos flavonóides do organismo. Os resultados revelaram que os níveis sanguíneos de biomarcadores como a P-selectina e o ICAM-1 foram significativamente mais baixos após o consumo de leite com cacau. Ambas as moléculas desempenham um papel na migração de leucócitos para as células endoteliais, promovendo a inflamação. Foi também observada uma redução na expressão de proteínas de adesão nos monócitos após o consumo de leite com cacau. “Os nossos resultados sugerem que o consumo regular de doses nutricionais de cacau pode ter um efeito em todas as fases iniciais do processo aterosclerótico em indivíduos com risco elevado de DCC”, concluíram os investigadores. Fonte: Am J Clin Nutr. Published online ajcn.2009.27716 |
| < Anterior | Seguinte > |
|---|



