|
•
|
| Consumo de café pode diminuir o risco de cancro hepático |
|
|
|
|
O consumo regular de café pode reduzir o risco de cancro hepático em 55%, revela uma recente meta-análise de estudos observacionais.
A meta-análise englobou dados de 6 estudos de caso-controlo e 4 estudos de coorte e detectou que um aumento de 1 chávena de café todos os dias estava associado a uma redução de 23% do risco de cancro hepático em todos os estudos. “Mais ainda, o aparente efeito benéfico do consumo de café foi detectado em ambos os estudos da Europa ocidental, onde o consumo é usual, e do Japão, onde o consumo de café é menos frequente, e em indivíduos com doenças hepáticas crónicas”, afirmou o autora principal Francesca Bravi do Instituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri em Milão. O cancro do fígado é o 6º cancro mais comummente diagnosticado a nível mundial e a 3ª causa de morte por cancro mais frequente, de acordo com o Cancer Research UK. No entanto, este tipo de cancro permanece relativamente raro, com 18.500 novos casos nos EUA todos anos, e cerca de 3.000 no Reino Unido. As incidências mais elevadas desta doença são na Ásia, particularmente na China, razão pela qual os autores observaram os efeitos de suplementos probióticos nos marcadores da doença. O estudo incluiu 2.260 casos de cancro hepático (carcinoma hepatocelular) de estudos realizados no sul da Europa e Japão. Os autores detectaram que os consumidores de café apresentavam uma redução de 46% do risco de cancro nos estudos de caso-controlo e uma redução de 36% nos estudos de coorte. Os autores calcularam ainda que o consumo moderado de café estava associado a uma redução de 30% do risco de cancro hepático, enquanto que o consumo elevado apresentou uma redução de 55%. Os estudos animais e laboratoriais revelam que determinados compostos do café podem actuar como agentes bloqueadores, reagindo com enzimas envolvidos na destoxificação carcinogénica. Para além disso, outros componentes como a cafeína, têm demonstrado efeitos favoráveis ao nível das enzimas hepáticas. “Os resultados desta meta-análise fornecem evidências quantitativas de uma relação inversa entre o consumo de café e o cancro do fígado (...) No entanto, a interpretação desta associação permanece imprecisa e a consequente inferência na causalidade e implicações na saúde pública mundial está aberta para discussão”, concluíram os autores. Fonte: Hepatology 2007; 46(2): 430-435. |
| < Anterior | Seguinte > |
|---|



