05-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Café e seus efeitos "anti-diabetes"
 
Café e seus efeitos "anti-diabetes" Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
O consumo de quatro ou mais chávenas de café por dia pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em cerca de 23%, revela um estudo recente.

Dirigidos por Nina Paynter da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, os cientistas debruçaram-se sobre o consumo de café e de bebidas açucaradas e o risco de diabetes tipo 2 em 12204 indivíduos não diabéticos de meia-idade, envolvidos no Atherosclerosis Risk in Communities Study (ARIC).

Enquanto que não foi observada associação significativa entre o consumo de bebidas açucaradas e a diabetes tipo 2, os investigadores revelaram uma importante associação protectora entre os consumidores de café.

A investigação corrobora com outros estudos prospectivos anteriores que revelaram uma associação benéfica entre o consumo de café e o risco de diabetes tipo 2, contudo a associação destes aparentes benefícios com o teor de cafeína é ainda controverso. No entanto, as doses referidas como responsáveis pelo efeito protector são mais elevadas do que o consumo médio diário a nível mundial (1 a 2 chávenas), enquanto que a média de consumo nos EUA é superior a 3 chávenas e meia.

O estudo ARICS, realizado entre 1987 e 1999, avaliou a ingestão dietética através de um questionário de frequência alimentar semi-quantitativo e classificou o consumo de café e bebidas açucaradas de acordo com o número de chávenas por dia.

O consumo de pelo menos 4 chávenas de café foi associado a uma redução de 23% do risco de desenvolver diabetes tipo 2 nos homens, quando comparado com os homens que “quase nunca” bebiam café. Consumos semelhantes nas mulheres foram associadas a uma redução de 11% do risco de diabetes tipo 2, embora esta redução não tenha sido estatisticamente significativa.

O consumo de bebidas açucaradas não revelou nenhuma associação significativa com a incidência de diabetes tipo 2.

A falta de associação entre o consumo de bebidas açucaradas e o risco de diabetes tipo 2 é surpreendente”, afirmaram os investigadores, “O consumo de bebidas açucaradas pode ser um factor de risco mais importante para pessoas mais jovens e deve ser estudado posteriormente nessa população (...) Em conclusão, "um consumo elevado de café foi associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2 em adultos de meia-idade”.

Fonte: American Journal of Epidemiology (2006), 164(11): 1075-1084
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital