|
•
|
| Café rico em antioxidantes pode diminuir risco de gota |
|
|
|
|
O consumo de 4 ou mais chávenas de café por dia pode diminuir o risco de desenvolver gota em 40%, a artrite inflamatória mais prevalente em homens adultos, revela estudo recente que vem aumentar a lista de potenciais efeitos benéficos desta bebida para a saúde.
Os investigadores, da Arthritis Research Centre of Canada e da University of British Columbia no Canadá, acompanharam 45.869 homens com idade superior a 40 anos durante 12 anos e observaram que o consumo regular de café está associado a um menor risco de gota. A gota é uma doença causada por um distúrbio no metabolismo do ácido úrico. Durante uma crise de gota, o organismo utiliza o ácido úrico para formar cristais de urato. De acordo com o US National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases 8,4 indivíduos em cada 1000 são afectados por gota, sendo mais prevalente em homens com mais de 40 anos de idade. Este novo estudo utilizou dados obtidos através de um questionário de frequência alimentar, actualizado a cada 4 anos. Os participantes quantificaram o seu consumo de café, descafeinado e outras bebidas com cafeína através da um escala de “nunca a 2-4 chávenas por semana” até “6 ou mais chávenas por dia”. Durante os 12 anos de acompanhamento, foram diagnosticados 757 novos casos de gota. Depois de ajustados os resultados para potenciais factores de confusão, como índice de massa corporal, historial de hipertensão, consumo de álcool e dieta rica em carnes vermelhas e lacticínios com elevado teor de gordura, os investigadores calcularam que o risco de desenvolver gota diminuía com o aumento do consumo de café. O consumo de 4-5 chávenas de café por dia está associado a um risco 40% mais baixo de desenvolver gota, enquanto que o consumo de 6 ou mais chávenas está associado a uma diminuição de 59% do risco, quando comparados com homens que nunca bebiam café. Foi também observada uma ligeira associação inversa entre o consumo de descafeinado. Por outro lado, o consumo de chá e a ingestão total de cafeína não influenciaram a incidência de gota. Os investigadores especularam que os benefícios aparentes do café podem ser devidos ao potente antioxidante ácido clorogénico, embora não tenha sido desenvolvido nenhum estudo mecanístico e seja necessária mais investigação nesta área. “Os nossos resultados são mais directamente generalizáveis a homens com mais de 40 anos, a população com maior prevalência de gota sem história prévia de gota (...) Dado a potancial influência de hormonas femininas no risco de gota em mulheres e um papel aumentado do impacto dietético nos níveis de ácido úrico entre os pacientes com gota, estudos prospectivos destas populações devem ser validados” concluiu o autor principal Choi. Fonte: Arthritis & Rheumatism, Doi: 10.1002/art.22712 |
| < Anterior | Seguinte > |
|---|


