08-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
 
Cálcio confere protecção prolongada contra cancro colorectal Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
The Calcium Follow-uo Study, um estudo observacional que seguiu o Calcium Polyp Prevention Study, revelou que os indivíduos do grupo original de suplementação com cálcio apresentaram um risco 12% menor de desenvolver qualquer tipo de adenoma 5 anos depois da suplementação cessar, comparativamente aos indivíduos do grupo placebo.

O efeito protector da suplementação de cálcio no risco de recorrência de adenoma colorectal prolonga-se até 5 anos após cessação, mesmo na ausência de suplementação continuada”, afirmou Maria Grau da Dartmouth Medical School, nos EUA.

O cancro colorectal contribui com 9% de novos casos de cancro em cada ano, a nível mundial. As taxas de incidência mais elevadas provêm do mundo desenvolvido, enquanto que a Ásia e África apresentam as taxas mais baixas.

No estudo inicial, foram incluídos aleatoriamente 930 indivíduos com adenoma recente, que receberam uma suplementação diária de 1200mg de cálcio ou uma suplementação placebo durante 4 anos. O estudo revelou que os indivíduos com suplementação de cálcio apresentavam um risco relativo 17% mais baixo de recorrência de adenoma em relação aos indivíduos com suplementação placebo.

O novo estudo, publicado no Journal of the National Cancer Institute, utilizou dados de 822 dos 930 indivíduos do estudo anterior. Os investigadores relataram que, durante os primeiros 5 anos após o término do estudo original, os indivíduos que receberam suplementação de cálcio apresentaram um risco 12% menor de desenvolver qualquer tipo de adenoma, quando comparados com o grupo placebo (31,5 vs 43,2%).

O nosso estudo fornece mais evidências do potencial do cálcio como agende quimiopreventivo contra adenomas colorectais entre indivíduos com historial destes tumores (...) Os nossos dados indicam que, nestes pacientes, o efeito protector do cálcio pode prolongar-se até 5 anos após a cessação de tratamento activo”, afirmaram os investigadores.

Embora não se tenha procedido a nenhum estudo mecanístico nesta investigação, os autores propuseram dois mecanismos explicativos dos aparentes efeitos benéficos do cálcio. O primeiro diz respeito à capacidade do cálcio em precipitar os ácidos biliares no intestino, tornando-os inertes e protegendo contra o processo inflamatório. O segundo mecanismo possível envolve a activação do CSR (calcium sensing receptor), que tem sido referido como tendo efeitos anti-cancerígenos in vitro.

Fonte: Prolonged effect of calcium supplementation on risk of colorectal adenomas in a randomized trial. Journal of the National Cancer Institute, 2006, 99:129-136
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital