01-Ago-2010
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Níveis reduzidos de cálcio associados a excesso de peso
 
Níveis reduzidos de cálcio associados a excesso de peso Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
Estudo Brasileiro sugere que a baixa ingestão dietética de cálcio pode aumentar a prevalência de excesso de peso e obesidade em 24%. O estudo epidemiológico realizado por investigadores da Universidade de São Paulo contribui para o actual debate acerca do papel do cálcio, principalmente proveniente de produtos lácteos, na perda de peso.

De acordo com as últimas estatísticas da Organização Mundial de Saúde e da International Obesity Task Force, mais de 300 milhões de adultos são obesos a nível mundial. Cerca de um quarto da população adulta Norte-Americana é já obesa e os números na Europa Ocidental estão a crescer, embora ainda não cheguem a níveis similares.

No entanto, os investigadores referem que o seu estudo não prova que a ingestão de cálcio é responsável pela perda de peso, mas que uma ingestão mais elevada pode ser simplesmente indicativa de um estilo de vida saudável.

"No presente estudo, a ingestão média de cálcio mais elevada foi também observada entre mulheres normoponderais não fumadoras, fisicamente activas e com níveis educacionais elevados (...) Estes factos podem indicar um melhor estilo de vida e nível socio-económico e melhor acesso a cuidados de saúde, podendo, em parte, contribuir para a perda de peso", explicaram os investigadores.

Os investigadores recrutaram 1459 adultos com idades compreendidas entre os 20 e os 59 anos para integrar o estudo. Quase 30% dos participantes apresentava excesso de peso, enquanto que 13% eram obesos. Foram utilizados questionários para avaliar os níveis de actividade física e factores de estilo de vida, enquanto que o consumo alimentar foi avaliado através do registo dietético das últimas 24 horas.

A ingestão média de cálcio para a população total em estudo foi de 448.6 mg/dia. Os investigadores calcularam que os participantes com a menor ingestão média (inferior a 264.9 mg/dia) apresentavam uma probabilidade 24% maior de vir a ter excesso de peso do que os que consumiam pelo menos 593.7 mg/dia.

Foram sugeridos dois possíveis mecanismos para este papel do cálcio no peso corporal: um efeito em determinadas hormonas que participam na formação de gordura e um efeito na ligação de mais ácidos gordos a nível intestinal, inibindo a absorção de gordura.

"Os nossos resultados revelam que se deve apostar em investigação clínica futura acerca dos efeitos do cálcio no metabolismo das gorduras com ensaios clínicos prospectivos randomizados", concluíram.

Fonte: Nutrition, published online ahead of print 21 July 2008, doi:10.1016/j.nut.2008.05.020
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital