01-Ago-2010
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Efeitos do chá de camomila nas complicações da diabetes
 
Efeitos do chá de camomila nas complicações da diabetes Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
O consumo de chá de camomila pode prevenir o aumento dos níveis de glicémia e outras complicações associadas à diabetes, sugere um recente estudo do Japão e Reino Unido realizado em ratos.

Os resultados do estudo sugerem claramente que o consumo diário de chá de camomila à refeição pode contribuir para prevenir a progressão de hiperglicémia e complicações da diabetes”, afirmaram os investigadores da Universidade de Toyama no Japão e do Institute of Grassland and Environmental Research em Aberystwyth, Reino Unido.

Se os resultados puderem ser repetidos noutros estudos animais, e em estudos humanos futuros, poder-se-á ver o chá de camomila (Matricaria chamomilla L.) na crescente lista de abordagens dietéticas para a prevenção e/ou tratamento da diabetes.

Cerca de 19 milhões de pessoas são afectadas pela diabetes na UE dos 25, o que equivale a ¼ da população total e estima-se que este número aumente para 26 milhões em 2030. Nos EUA, existem quase 24 milhões de pessoas com diabetes - 7% da população.

Os investigadores verificaram o efeito da suplementação com chá de camomila e os seus componentes major (umbeliferona, herniarina, esculetina, isoscopoletina, apigenina, luteolina, quercetina, R-bisabolol e R-farnesina) na prevenção ou melhoria das complicações da diabetes.

Foram realizados estudos utilizando células de ratos e glóbulos vermelhos humanos, enquanto que os estudos adicionais de alimentação apenas utilizaram ratos. Os investigadores revelaram que o extrato total, assim como a esculetina e quercetina, possuem uma actividade inibitória moderada da sucrase, enzima responsável pela conversão da sacarose em frutose e glicose. A sua inibição iria reduzir o aumento dos níveis de glicémia.

Para além disso, a inibição da enzima aldose redutase (ALR2), que converte a glicose em sorbitol, foi também observada quando os glóbulos vermelhos foram incubados com o extracto de água quente e alguns dos componentes.

Foi já revelado que a actividade da ALR2 dos eritrócitos aumenta em pacientes diabéticos e que os níveis de sorbitol nos eritrócitos estão positivamente correlacionados com os níveis no nervo ciático e retina (...) Este aumento iria provocar danos e complicações”, explicaram os investigadores.

Os investigadores observaram uma inibição da ALR2 de 75, 79, 74 e 68% para a umbeliferona, esculetina, luteolina e quercetina, respectivamente, quando os componentes foram usados a uma concentração de 200 μmol.

O estudo de alimentação, com a duração de 21 dias, utilizou ratos aos quais foi administrada estreptozotocina intravenosamente para induzir diabetes. Verificou-se que a suplementação das dietas com chá de camomila ou com os seus extractos influenciou os níveis de glicémia dos animais, tendo o chá e a quercetina, especificamente, provocado a supressão da glicémia.

O presente estudo demonstrou que o consumo diário de chá de camomila às refeições pode ser potencialmente útil na prevenção e medicação da hiperglicémia e complicações da diabetes”, concluíram os investigadores.

Independentemente dos resultados, Victoria King, coordenadora de investigação da British Charity Diabetes UK, afirma que é necessária investigação futura para substanciar o potencial papel do chá de camomila na prevenção e tratamento da diabetes.

Fonte: Journal of Agricultural and Food Chemistry, 2008, 56: 8206-8211.

 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital