| Maior consumo de fruta e legumes pode não afectar o prognóstico do cancro da mama |
|
|
|
|
O aumento das recomendações “five-a-day” para o consumo de fruta e legumes não oferece protecção extra contra a recorrência de cancro da mama, revela um novo estudo.
O estudo, publicado no Journal of the American Medical Association incluiu 3088 mulheres submetidas anteriormente a tratamento para estadio inicial de cancro da mama e verificou que a adopção de uma dieta com consumo muito elevado de legumes, fruta e fibra e baixa em gordura não diminuiu o risco de recorrência de cancro da mama, em comparação a mulheres que seguiram uma dieta com 5 ou mais porções de fruta e legumes. “Esperamos que as pessoas não interpretem estes resultados como evidência de que o consumo elevado de fruta e legumes não faz diferença no cancro da mama (...) O que os resultados revelam é que o consumo para além das quantidades recomendadas não modifica a taxa de recorrência em mulheres que já completaram o tratamento para a o primeiro estadio do cancro da mama”, explicaram os investigadores. A mensagem “five-a-day” (5 por dia) é bem conhecida, mas a sua aplicação no dia-a-dia não se tem verificado. Estudos recentes indicam que os consumidores Europeus e Norte-Americanos não atingem as recomendações da OMS – consumo de 400g de fruta e legumes por dia. O estudo dividiu as mulheres em dois grupos: grupo de intervenção (1537 mulheres), aconselhadas a consumir uma dieta com objectivos diários de 5 porções de legumes e 473ml de sumo de legumes, 3 porções de fruta, 30g de fibra e 15-20% do VET de gordura; grupo comparativo (1551 mulheres), aconselhadas a seguir as recomendações dietéticas “five-a-day”. Durante um acompanhamento de 7.3 anos, os investigadores detectaram eventos de cancro da mama em 256 participantes (16.7%) no grupo de intervenção e 262 participantes (16.9%) no grupo comparativo, com taxas de recorrência da doença e mortalidade quase idênticas em ambos os grupos. No grupo de intervenção houve 155 mortes (10.1%) por cancro da mama, enquanto que no grupo comparativo morreram 160 mulheres (10.3%). Mais de 80% de todas as mortes resultaram da doença. “Em conclusão, durante a média de 7.3 anos de acompanhamento, não detectámos qualquer evidência de que a adopção de um padrão dietético muito elevado em legumes, fruta e fibra e baixo em gordura vs. um padrão five-a-day previne a recorrência de cancro da mama ou morte em mulheres previamente tratadas para o estadio inicial de cancro da mama”, afirmaram os autores. Todos os anos, mais de 1 milhão de mulheres são diagnosticadas mundialmente com cancro da mana, sendo as maiores incidências nos EUA e Holanda e a menor na China. Fonte: Journal of the American Medical Association, July 2007; 298(3): 289-298. |
| < Anterior | Seguinte > |
|---|



