08-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Promoção de cereais integrais deve ser aumentada
 
Promoção de cereais integrais deve ser aumentada Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
A evidência consistente da associação do consumo de cereais integrais a reduções significativas do risco de doenças cardiovasculares deve impulsionar as entidades responsáveis a aumentar os seus esforços para levar o público geral a consumir mais cereais integrais, conclui uma nova meta-análise.
A meta-análise – uma combinação de 7 estudos prospectivos englobando 149.000 participantes – revelou que o consumo de pelo menos 2,5 porções de cereais integrais por dia está associado a uma redução de 21% do risco de eventos cardiovasculares, quando comparado com o consumo de 0,2 porções diárias.

Existe uma associação inversa consistente entre o consumo de cereais integrais e a incidência de doenças cardiovasculares em estudos de coorte”, afirmou o autor principal Philip Mellen na revista Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases. “Tendo em conta esta evidência, as entidades reguladoras, os cientistas e os clínicos deveriam aumentar os seus esforços para incorporar mensagens claras acerca dos efeitos benéficos dos cereais integrais”.

Os cereais integrais têm sido alvo de uma atenção considerável no passado ano, especialmente nos EUA, onde a FDA permite que os alimentos contendo pelo menos 51% de cereais integrais e baixo teor de gordura total, gordura saturada e colesterol apresentem alegações de saúde, associando-os a um risco reduzido de doença cardíaca e determinados tipos de cancro.

Os autores identificaram 7 estudos com estimativas quantitativas de cereais integrais e taxas de eventos cardiovasculares. A ingestão média máxima de cereais integrais dos participantes foi de 2,5 porções diárias e a mínima foi de 0,2 porções diárias.

Mellen e co-autores calcularam que o consumo de pelo menos 2,5 porções por dia está associada a uma redução de 21% do risco de eventos cardiovasculares como doença cardíaca coronária e enfarte, em comparação com o consumo de 0,2 porções por dia.

Resultados semelhantes foram observados quando calculados com base no género, com uma associação do género feminino a uma redução de 21% do risco e de 18% no género masculino.

Não foi observada qualquer diferença no risco de doença cardiovascular quando considerados os cereais refinados. A refinação dos cereais remove muitos agentes biologicamente activos, incluindo a fibra, vitaminas, minerais, fitosteróis e outros compostos vegetais.

Estes agentes biológicos influenciam o risco cardiovascular pelos efeitos na homeostase da glucose, lípidos e lipoproteínas, função endotelial e outros mecanismos, contribuindo potencialmente para muitos dos efeitos benéficos do consumo elevado de cereais integrais".

Os autores revelaram também que, embora exista esta evidência que suporta os benefícios do consumo de cereais integrais, a ingestão entre a população geral permanece relativamente baixa. O National Health and Nutrition Examination Survey indica que apenas 8% dos adultos Americanos consome 3 ou mais porções de cereais integrais por dia.

Muitos consumidores e profissionais de saúde desconhecem os benefícios dos cereais integrais na saúde (...) Os esforços devem ser redobrados de forma a causar um impacto no risco de doenças cardiovasculares”, concluíram os autores.

Fonte: Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases.







 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital