01-Ago-2010
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home
 
Consumo de peixes gordos diminui risco de falência cardíaca Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
De acordo com um estudo dos EUA e Suécia, o consumo de uma porção de peixe gordo por semana pode reduzir o risco de falência cardíaca em homens. Os investigadores do Beth Israel Deaconess Medical Center e do Karolinska Institute associam estes efeitos benéficos ao teor de ácidos gordos omega-3 do peixe, tendo sido demonstrado que os homens com a maior ingestão de omega-3 apresentavam uma redução de 33% do risco de falência cardíaca.

Investigações anteriores demonstraram que os peixes gordos e os ácidos gordos omega-3 ajudam a combater os factores de risco para várias condições cardíacas, como a redução dos triglicéridos, da pressão arterial, da frequência cardíaca e da sua variabilidade. Colectivamente, isto pode explicar a associação ao risco reduzido de falência cardíaca verificada no nosso estudo”, afirmaram os investigadores.

Os ácidos gordos omega-3, principalmente o DHA (ácido docosahexaenóico) e o EPA (ácido eicosapentaenóico), têm sido associados a vários efeitos benéficos para a saúde, incluindo a redução do risco de doença cardiovascular e determinados tipos de cancro, bom desenvolvimento do bebé durante a gravidez e melhoria do comportamento e humor.

Este estudo é um dos maiores estudos a investigar a associação entre o consumo de peixes gordos e omega-3 e falência cardíaca, tendo sido seguidos quase 40.000 homens com idades compreendidas entre os 45 e os 79 anos entre 1998 e 2004.

A falência cardíaca, que surge quando o coração deixa de conseguir bombear sangue suficiente para as necessidades do organismo, é a principal causa de hospitalização entre os indivíduos com mais de 65 anos e é caracterizada por sintomas como a fadiga e fraqueza, dificuldade na mobilização, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares e tosse persistente ou pieira.

Os investigadores analisaram dados de 39.367 homens sem história prévia de doença cardíaca ou diabetes. Durante o estudo, 597 homens desenvolveram falência cardíaca e 34 homens faleceram.

Para além da tendência para um risco reduzido de falência cardíaca nos homens que consumiram 1 porção de peixe por semana, os homens que consumiram cerca de 0,36g de omega-3 por dia apresentaram menos 33% de probabilidade de desenvolver esta patologia do que os homens que não consumiram ou que consumiram menor quantidade.

O nosso estudo suporta as recomendações actuais para o consumo moderado de peixe gordo. As guidelines da American Heart Association recomendam o consumo de peixe gordo 2 vezes por semana”, afirmaram.

Fonte: European Heart Journal.
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital