| Fibra e magnésio diminuem risco de diabetes |
|
|
|
|
Uma ingestão aumentada de cereais ricos em fibra e magnésio pode reduzir o risco de desenvolver diabetes em mais de 25%, sugere um novo estudo Alemão.
Os investigadores revelaram que a ingestão de 29g de fibra por dia resulta numa redução de 27% do risco de desenvolver diabetes, quando comparada com a ingestão de 15.1g por dia. “A evidência do nosso estudo e estudos anteriores, sumarizados por meta-análises, suporta fortemente que a ingestão aumentada de fibra e magnésio derivados de cereais pode diminuir o risco de diabetes (...) Os alimentos com cereais integrais são, assim, importantes na prevenção da diabetes”, afirmou o autor principal Matthias Schulze, do German Institute of Human Nutrition Potsdam-Rehbruecke. Estima-se que 19 milhões de pessoas sejam afectadas pela diabetes na União Europeia, o que equivale a 4% da população total, número que deverá atingir os 26 milhões em 2030. Este novo estudo envolveu um estudo prospectivo de cerca de 25.000 indivíduos, com uma média de idades de 49.6 anos, participantes do European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC)-Potsdam. A ingestão dietética foi avaliada através de um questionário de frequência alimentar semi-quantitativo com 148 itens e estudada durante 7 anos, ao longo dos quais foram diagnosticados 844 casos incidentes de diabetes tipo 2. Os autores calcularam que o consumo de fibra resultante da ingestão de cereais, pão e outros produtos integrais estava associado a um risco reduzido de diabetes. Os indivíduos com maior ingestão de fibra (média de 29g/dia) apresentaram um risco 27% menor do que os indivíduos com ingestão mais baixa (média de 15.1g/dia). Não foi observada qualquer diferença na redução do risco quando avaliada separadamente a ingestão de fibra solúvel ou insolúvel, nem qualquer efeito significativo relativamente ao consumo de fruta e legumes. Os investigadores conduziram também uma meta-análise de 9 estudos acerca da ingestão de fibra e 8 estudos acerca da ingestão de magnésio. Depois de analisados os dados, revelaram que o maior consumo de cereais ricos em fibra estava associado a uma redução de 33% no risco de diabetes, enquanto que os que tinham uma maior ingestão de magnésio apresentavam uma redução de 23% do risco. Mais uma vez, não foi encontrada associação entre a fruta e vegetais e o risco de diabetes. “A nossa meta-análise demonstrou uma associação significativa inversa entre a ingestão de magnésio e o risco de diabetes tipo 2 (...) No entanto, a ingestão de magnésio não foi relacionada com o risco de diabtes no EPIC-Potsdam”, explicaram os autores. Embora o papel do magnésio seja ainda controverso, vários estudos têm proposto explicações para a sua possível acção a nível da redução do risco de diabetes. Níveis reduzidos de magnésio têm sido associados a uma menor actividade dos receptors de insulina, reduzindo a eficácia da insulina e levando à insulino-resistência. Fonte: Archives of Internal Medicine, Maio 2007, 167: 956-965. |
| < Anterior | Seguinte > |
|---|



