10-Set-2010
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Dieta Mediterrânica associada à prevenção da doença de Alzheimer
 
Dieta Mediterrânica associada à prevenção da doença de Alzheimer Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
O consumo de uma dieta do tipo Mediterrânico pode melhorar a saúde cerebral e reduzir o risco de desenvolver doença de Alzheimer, sugere um estudo de Nova Iorque. Os investigadores revelaram que uma dieta rica em azeite, tomate, nozes, peixe, vegetais crucíferos e de folha verde escura, fruta e aves pode reduzir o risco de Alzheimer em 40%.

Os nossos resultados fornecem suporte para futuras investigações acerca do comportamento alimentar baseado em combinações de alimentos para a prevenção deste importante problema de saúde pública”, explicaram os autores.

Foram analisados dados de 2148 adultos com idades acima dos 65 anos, sem demência no início do estudo. A avaliação da ingestão alimentar foi feita a cada 18 meses durante 4 anos. Durante este período, 253 pessoas desenvolveram doença de Alzheimer. No fim do estudo, o consumo de uma dieta do tipo Mediterrânico foi associado a uma redução de 38% do risco de desenvolver a doença. Quando analisados os nutrientes específicos, os investigadores verificaram que o padrão dietético era rico em ácidos gordos omega-3 e omega-6, vitamina E e folato e com baixo teor de gorduras saturadas e vitamina B12.

Relativamente aos potenciais mecanismos responsáveis pelos resultados, a vitamina B12 e o folato são vitaminas relacionadas com a homocisteína, podendo ter um impacto na doença de Alzheimer pela sua capacidade de reduzir os níveis de homocisteína circulante; a vitamina E pode prevenir a doença pelo seu forte efeito antioxidante e os ácidos gordos podem estar relacionados com a demência e função cognitiva através da aterosclerose, trombose ou inflamação pelo efeito no desenvolvimento cerebral e funcionamento membranar.

Fonte: Arch Neurol 2010; 67(6)
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital