|
• Home
|
| Dieta Mediterrânica no topo para a saúde cardiovascular |
|
|
|
|
Segundo uma meta-análise recente, a dieta Mediterrânica, rica em ácidos gordos omega-3, vitaminas C, E e folato, é o único padrão dietético associado a um menor risco de doença cardíaca.
De acordo com os resultados do estudo, foram encontradas associações entre o consumo de ácidos gordos omega-3, folato, cereais integrais, fruta, fibra e vitaminas E, C e beta-caroteno e a redução do risco de doeça cardíaca.Por outro lado, os ácidos gordos trans e alimentos com elevado índice glicémico foram associados a efeitos negativos na saúde cardiovascular. “Embora os estudos de investigação de componentes dietéticos possam ajudar a elucidar os mecanismos responsáveis pelos efeitos benéficos dos padrões dietéticos, é pouco provável que a alteração da ingestão de alguns nutrientes ou alimentos influencie substancialmente os resultados coronários (…) O nosso estudo suporta a estratégia de investigação de padrões dietéticos em estudos de coorte e ensaios controlados e randomizados para doenças crónicas comuns e complexas como a doença cardíaca coronária”, afirmaram os investigadores do Population Health Research Institute. Os investigadores conduziram uma meta-análise de 146 estudos prospectivos de coorte e 43 ensaios controlados e randomizados publicados entre 1950 e 2007. “Encontrámos fortes evidências de uma relação causal entre os factores protectores, incluindo a ingestão de vegetais, frutos oleaginosos e ácidos gordos monoinsaturados, e um padrão Mediterrânico e entre factores de risco, como a ingestão de ácidos gordos trans e alimentos com elevado índice ou carga glicémica e um padrão alimentar ocidental”, afirmaram. Foram também registadas associações moderadas entre o risco reduzido de doença cardíaca e o consumo de peixe, ácidos gordos omega-3 de fontes marinhas, folato, cereais integrais, fruta e vitaminas E, C e beta-caroteno. Fonte: Archives of Internal Medicine 2009, 169(7): 659-669. |
| < Anterior | Seguinte > |
|---|



