|
•
|
| Compostos fenólicos podem participar na regulação do transporte de glicose |
|
|
|
|
Os polifenóis e os ácidos fenólicos presentes nos morangos e maçãs podem reduzir a captação de glicose bloqueando o seu transporte nas células intestinais, afirma um estudo recente. A investigação sugere que alguns polifenóis, ácidos fenólicos e taninos extraídos das maçãs e morangos podem bloquear o transporte de glicose através dos tecidos intestinais, impedindo os picos de glicémia pós-prandiais.
“Os nossos resultados indicam que bebidas não açucaradas ricas nestes compostos podem fornecer um mecanismo dietético para amortecer ou regulat a absorção intestinal de açúcar, um factor importante no controlo da diabetes e do síndrome metabólico”, afirmaram os investigadores da School of Food Science and Nutrition da Universidade de Leeds, UK. A repetição de picos elevados de glicémia pós-prandial está associada a um aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, síndrome metabólico e diabetes tipo 2. Assim, a redução da concentração de glicose sanguínea pós-prandial é potencialmente benéfica. “Há evidências recentes de que alguns compostos bioactivos, particularmente os polifenóis, ácidos fenólicos e taninos, podem afectar a forma da curva glicémica. Alguns estudos demonstraram que estes compostos podem resultar num padrão alterado da captação intestinal de glicose, possivelmente devido a interacções com os transportadores de glicose”, explicaram. Estes compostos têm a capacidade de afectar imediatamente a absorção de glicose no intestino delgado, podendo interagir com determinados transportadores de glicose, como por exemplo, inibindo o transportador de glicose 1 dependente do sódio (SGLT1) ou o transportador de glicose 2 (GLUT2). As maçãs e os morangos, frequentemente utilizados em sumos, são ricos em flavonóides e ácidos fenólicos. Os morangos incluem antocianinas, flavonóis, flavanóis e ácidos elágicos. As maçãs contêm flavanóis, ácidos hidroxicinâmicos, dihidrochalconas e floridzina. “Os dados indicam que os polifenóis, ácidos fenólicos e taninos dos morangos e maçãs são potentes inibidores dos GLUT2 e SGLT1 em concentrações previstas após a ingestão alimentar. Assim, o consumo de sumos de morango e maçã podem afectar a absorção de glicose através da inibição do transporte de glicose”, concluíram. Fonte: Molecular Nutrition & Food Research 2010; 54(12):1773-1780 |
| < Anterior | Seguinte > |
|---|


