08-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home
 
Fibra solúvel pode actuar como adjuvante da perda de peso Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
Estudo sugere que a suplementação com fibra dietética solúvel pode aumentar a perda de peso pelo aumento da saciedade, exercendo efeitos benéficos a nível da saúde cardiovascular.

Considerando que cerca de 50% dos Europeus e 62% dos Americanos apresentam excesso de peso, a indústria alimentar tem focado a sua atenção no potencial de produtos para a perda e manutenção do peso.

O mercado dos ingredientes para emagrecimento podem ser divididos em 5 grupos baseados nos seus mecanismos de acção: aumento da termogénese, inibição da absorção proteica, supressão do apetite/ aumento da saciedade, inibição da absorção de gordura e regulação do humor (associado ao consumo alimentar).

Os investigadores, do Saint Joan University Hospital em Reus, Espanha, seleccionaram aleatoriamente 200 participantes com excesso de peso ou obesidade para receber uma mistura de fibra (3g de Plantago Ovata ou 1g de glucomanano) duas ou três vezes por dia ou placebo durante 16 semanas.

No final do estudo os investigadores revelaram que a perda de peso tendeu a ser mais elevada nos grupos da mistura de fibra (perda de 4,52 e 4,60 kg quando ingerida duas e três vezes por dia, respectivamente), em comparação ao grupo placebo (perda de 0,79 kg). Para além disso, foi registada maior saciedade após a ingestão das refeições com elevado teor de fibra.

Os níveis de LDL-col, um marcador do risco cardiovascular, sofreram uma redução de 0,38 e 0,24 mmol/l nos grupos de ingestão de fibra duas e três vezes por dia, respectivamente, comparativamente a uma redução de apenas 0,06 mmol/l no grupo placebo. Foram também observadas melhorias no ratio de colesterol total para HDL-col e de HDL-col para LDL-col.

Em conclusão, a suplementação dietética de fibra solúvel durante 16 semanas em pacientes com excesso de peso ou obesidade foi bem tolerada, induziu saciedade e efeitos benéficos nalguns factores de risco cardiovascular, sendo o mais importante uma redução significativa nas concentrações plasmáticas de LDL-col”, concluíram os autores.

Fonte: British Journal of Nutrition 2008, 99 (6): 1380-1387.
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital