08-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
 
Redução da ingestão de gordura pode diminuir a recorrência de cancro da mama Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
A redução da ingestão dietética de gordura pode diminuir a probabilidade de recorrência de cancro da mama em mulheres que tenham sido submetidas a tratamento na sua fase primária, sugere estudo recente.

A relação entre a ingestão dietética de gordura e o cancro da mama não é clara, tanto para o desenvolvimento de cancro de mama como para a recorrência do mesmo.

O investigador Rowan T. Chlebowski e seus colegas, do Los Angeles Biomedical Research Institute da Harbor-University of California, tiveram como objectivo determinar se uma dieta hipolipídica poderia prolongar o período de sobrevivência sem relapso em mulheres com cancro da mama em fase primária.

Entre Fevereiro de 1994 e Janeiro de 2001, 2437 mulheres submetidas a tratamento para a fase primária de cancro da mama foram recrutadas do Women’s Intervention Nutrition Study (WINS). Foram aleatoriamente distribuídas para um grupo de intervenção dietética (40%) e para um grupo controlo (60%). O objectivo da intervenção dietética consistia na redução da gordura dietética para 15% do valor energético total (VET).

As mulheres do grupo de intervenção assistiram a 8 sessões bissemanais de aconselhamento acerca do plano alimentar hipolipídico e elaboraram diários alimentares quantitativos da sua ingestão diária de gordura. As mulheres do grupo controlo apenas consultaram um dietista no início do estudo e a cada 3 meses.

No início do estudo, ambos os grupos apresentavam um consumo energético semelhante de gordura de 56 a 57 g diárias (cerca de 30% do VET). Após um ano de estudo, as mulheres do grupo de intervenção consumiam uma média de 33g/dia de gordura (20,3% VET) em comparação com 51g/dia (29,2% VET) no grupo controlo, tendo sido constante esta diferença ao longo do estudo.

No grupo de intervenção, 96 das 975 mulheres (9,8%) apresentaram de alguma forma uma recorrência do cancro da mama, em relação a 181 de 1462 mulheres (12,4%) do grupo controlo.

Os investigadores calcularam que 38 mulheres necessitariam de adoptar um plano de redução de gordura para prevenir uma recorrência do cancro da mama. “As mulheres do grupo de intervenção dietética apresentaram 24% menor risco de recorrência do que as mulheres do grupo controlo”, revelaram os investigadores, “Os resultados do WINS indicam que uma intervenção a nível dos estilos de vida para reduzir a ingestão dietética de gordura pode ser implementada com êxito em mulheres com cancro da mama em fase primária (...)

Fonte: J Nat Cancer Inst (2006), 98:1767-76
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital