18-Mai-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home
 
Consumo de kefir pode ajudar a prevenir alergias alimentares Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
O consumo do leite fermentado probiótico – kefir – diminui a resposta alérgica à ovalbumina (proteína da clara do ovo) em ratos, podendo participar na prevenção de alergias alimentares, sugere um estudo de Taiwan.

O consumo do leite kefir e do leite de soja kefir suprimiu a resposta imune e alterou a microflora intestinal no nosso grupo suplementado”, disse o autor principal Je-Ruei Liu da National Taiwan University. “Estes leites podem ser considerados entre os componentes alimentares mais prometedores em termos da prevenção de alergias alimentares e do aumento da resistência da mucosa a infecções patogénicas gastrointestinais”.

O kefir, originário do Caucasus (Rússia), é muito popular na Europa Oriental e Central, tendo vindo a ganhar consciencialização entre os consumidores da Europa Ocidental devido às suas propriedades probióticas e nutracêuticas.

O leite fermentado contém uma mistura de vários microorganismos vivos e muitos dos nutrientes necessários ao organismo como proteínas, minerais e vitaminas. A sua acidez e as suas enzimas estimulam a digestão proteica e o apetite e diminuem o teor de colesterol no sangue. Pensa-se, também, que tem a capacidade de estimular a produção de macrófagos, melhorando a imunidade.

O estudo focou-se nos efeitos da suplementação com leite kefir e leite de soja kefir em 50 ratos, administrados com ovalbumina de modo a produzir uma resposta alérgica. Os níveis de IgE e IgG1 foram determinados, assim como as concentrações da microflora intestinal. Após 3 semanas de suplementação, os investigadores revelaram que os níveis sanguíneos de IgE e IgG1 diminuíram cerca de 66 e 50%, respectivamente, nos grupos suplementados, em comparação com os grupos controlo.

As populações bacterianas intestinais foram, também, afectadas pelos suplementos de kefir, tendo-se verificado um aumento nas populações benéficas de Bifidibacterium spp. e Lactobacillus spp. e uma redução nos níveis de populações potencialmente prejudiciais Clostridium spp.

Diversos estudos têm relatado que distúrbios da microflora intestinal estão intimamente associados ao desenvolvimento de alergias alimentares, sugerindo que os probióticos presentes no kefir podem constituir um interessante rumo para futuras investigações.

Fonte: Journal of the Science of Food and Agriculture
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital