08-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Estudo suporta recomendações de lacticínios para perda de peso
 
Estudo suporta recomendações de lacticínios para perda de peso Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
De acordo com um novo estudo Norte-Americano, a restrição de lacticínios durante um programa de perda de peso pode ser incorrecta. Os investigadores da University of Tennessee verificaram que as doses recomendadas de lacticínios podem ser usadas durante a manutenção do peso sem contribuir para o ganho ponderal, comparativamente a dietas com restrição destes alimentos.

O estudo contribui para o debate actual acerca do potencial papel do leite e derivados no controlo do peso. Os investigadores recrutaram 244 indivíduos com excesso de peso e obesidade com uma média de idades de 40.3 anos e atribuíram-lhes um regime de perda e subsequente controlo de peso com uma ingestão diária recomendada de 3 porções de lacticínios como leite, iogurte ou queijo (grupo dos lacticínios) ou com uma ingestão diária de 1 ou menos porções por dia (grupo controlo).

Durante a parte de controlo de peso do estudo, os investigadores não verificaram quaisquer diferenças significativas entre os grupos em termos de peso ou composição corporal. Por outro lado, o grupo dos lacticínios consumiu significativamente mais energia do que o grupo controlo.

Foi detectada uma redução nos níveis sanguíneos de calcitriol (1,25-dihidroxivitamina D), uma forma de vitamina no organismo, no grupo dos lacticínios. O calcitriol pode modular tanto a lipogénese como a lipólise, resultando num aumento da adiposidade (acumulação de gordura).

Cerca de 50% dos adultos tenta perder e manter a perda de peso anualmente. Este estudo não revela nenhuma desvantagem no consumo de uma dieta com a dose recomendada de lacticínios para a manutenção do peso, em comparação com uma dieta com restrição de lacticínios”, concluíram os investigadores.

Fonte: Nutrition & Metabolism, 2008, 5:28
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital