01-Ago-2010
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Frutas e legumes podem melhorar a saúde óssea
 
Frutas e legumes podem melhorar a saúde óssea Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
O aumento do teor alcalino da dieta através do consumo de alimentos como frutas e legumes pode reduzir a excreção de cálcio e aumentar a saúde óssea, revela um estudo recente.

De acordo com os resultados do estudo, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, dietas ricas em proteínas e cereais integrais produzem um excesso de ácido no organismo, podendo levar ao aumento da excreção de cálcio.

Quando se fala dos cuidados dietéticos para a saúde óssea, a maior atenção recai no cálcio e a vitamina D, mas existe uma evidência crescente de que o balanço ácido/base da dieta é também importante”, explicaram os investigadores da Tufts University, Boston.

A saúde óssea está a tornar-se num dos mais importantes segmentos do mercado de suplementos e alimentos funcionais, uma vez que as populações envelhecidas, juntamente com a prevalência de obesidade, aumentam o número de casos de osteoporose. O risco de uma mulher sofrer uma fractura osteoporótica é já de 30-40% e nos homens o risco é de 13%. Com o envelhecimento, a capacidade de excreção de ácido produzido pelo metabolismo dietético diminui. Face a estes níveis aumentados de ácido, o organismo reage através da reabsorção óssea, um processo através do qual os ossos se partem libertando minerais como o cálcio, fosfatos e sais alcalinos para o sangue. A reabsorção óssea enfraquece os ossos e aumenta o risco de fractura.

Os investigadores, em colaboração com cientistas da Northeastern University em Boston, recrutaram 171 homens e mulheres com pelo menos 50 anos de idade e dividiram-nos aleatoriamente em 2 grupos: um grupo recebeu suplementos de bicarbonato de cálcio, bicarbonato de sódio e clorido de potássio, enquanto o outro recebeu placebo, durante 3 meses.

Os investigadores revelaram que apenas os indivíduos que receberam suplementos de bicarbonato apresentaram reduções significativas na excreção de cálcio, o que indica uma redução na reabsorção óssea.

Quando a fruta e os legumes são metabolizados, adicionam bicarbonato ao organismo. O nosso estudo revela que o bicarbonato tem um efeito favorável na reabsorção óssea e na excreção de cálcio. Isto sugere que um aumento no teor alcalino da dieta pode atenuar a perda óssea em adultos mais velhos saudáveis”, concluíram os investigadores.

Fonte: Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Jan 2009, doi:10.1210/jc.2008-1662
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital