|
•
|
| Consumo de leite na escola pode reduzir o cancro do cólon na idade adulta |
|
|
|
|
O estudo publicado na American Journal of Epidemiology teve como objectivo foi verificar se a participação no programa “leite nas escolas” da Nova Zelândia levaria à diminuição das taxas de cancro do cólon na idade adulta. Os resultados sugerem que a participação no programa “leite escolar” está associado a uma redução de 30% da probabilidade de desenvolver cancro intestinal.
Entre 1937 e 1967, o programa financiado pelo governo forneceu 1 pacote de leite (284ml) diariamente à maioria das crianças das escolas da Nova Zelândia. As gerações que participaram no programa “escolar” nasceram entre 1932 e 1962.
De acordo com os investigadores, estudos anteriores sugerem que a ingestão de cálcio nos adultos pode reduzir o risco de adenoma recorrente, um tumor benigno com origem glandular. No entanto, o efeito do aporte de cálcio na infância no seu desenvolvimento inicial é actualmente desconhecido. Os resultados sugerem que a participação no programa “leite escolar" está associado a uma redução de 30% da probabilidade de desenvolver cancro intestinal. Os resultados foram mais significativos para aqueles que consumiram maior quantidade de leite. Foi verificada uma redução de 2.1% na probabilidade por cada 100 pacotes de leite consumidos na escola. Os investigadores afirmam que o cálcio presente no leite pode prevenir o desenvolvimento de adenoma através de mecanismos como a protecção contra ácidos biliares tóxicos e promoção da diferenciação celular. De acordo com os cientistas, alguns adenomas se desenvolvem em adultos jovens e que a sua prevalência aumente com a idade. O estudo comparou 562 casos e 571 controlos. Cada participante respondeu a um questionário acerca da sua saúde e estilos de vida. Os participantes foram também questionados acerca da sua participação em programas de leite escolar, outro consumo de leite na infância (incluindo a quantidade total ingerida por semana) e preferências alimentares. Foi verificada uma redução significativa do risco de cancro colorectal com o aumento da frequência de consumo de produtos lácteos para além do leite escolar na faixa etária entre os 5 e os 12 anos. “Futuros estudos etiológicos acerca do cancro colorectal devem examinar os efeitos do consumo de leite ou a ingestão de cálcio na infância e a globalidade da sua dieta, para além da dieta na idade adulta. Mais ainda, devem também ser explorados os mecanismos biológico através dos quais o consumo de leite pode reduzir o risco de cancro colorectal”, concluíram os investigadores. Fonte: American Journal of Epidemiology 2001, published online ahead of print: doi:10.1093/aje/kwq390 |
| < Anterior | Seguinte > |
|---|


