04-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
 
Leite magro com esteróis vegetais eficaz na redução do colesterol Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
A incorporação de fitosteróis em leite magro fermentado é eficaz na diminuição dos níveis de LDL-colesterol em indivíduos com hipercolesterolémia moderada, revela um novo estudo Francês, publicado na American Journal of Clinical Nutrition.
Boris Hansel e colaboradores, do Hôpital de la Pitié, Paris, verificaram que o consumo diário de leite magro contendo 1,6g de fitosteróis reduziu os níveis de LDL-colesterol em 8% após seis semanas.

O estudo tem implicações para a indústria de esteróis vegetais uma vez que, embora alguns alimentos com baixo teor ou isentos de gordura contendo fitosteróis estejam disponíveis no mercado, alguns estudos têm sugerido que a actividade redutora do colesterol está reduzida em tais formatos.

Os fitosteróis, moléculas semelhantes ao colesterol derivadas de plantas, são bem conhecidos pelos consumidores devido à sua capacidade, cientificamente comprovada, em reduzir os níveis de colesterol.

Vários ensaios clínicos em condições controladas têm revelado que o consumo diário de 1,5 a 3g de fitosteróis/fitostanóis nos alimentos reduz os níveis de colesterol total em 8-17%, representando uma redução significativa do risco de doença cardiovascular. No entanto, a maioria dos estudos focou-se em produtos com elevado teor de gordura como transportadores dos esteróis.

Os investigadores recrutaram 194 indivíduos com níveis de LDL-colesterol entre 130 e 190 mg/dl, dividindo-os aleatoriamente em dois grupos: grupo controlo, que consumiu 2 porções de leite magro fermentado; grupo experimental, que consumiu 2 porções de leite magro contendo 0,8g de fitosteróis, durante 6 semanas.

Após as 6 semanas de intervenção, verificaram que o consumo do leite com fitosteróis levou a reduções plasmáticas de LDL-colesterol de 9,5 e 7,8% após 3 e 6 semanas, respectivamente, em comparação com o grupo controlo.

Para além disso, as concentrações de LDL oxidadas apresentaram uma redução significativa no grupo experimental, quando comparado com o gupo controlo. No entanto, não foram observadas diferenças significativas nas concentrações plasmáticas de HDL-colesterol.

O consumo diário de 1,6g de esteróis vegetais em leite magro fermentado reduziu eficazmente o LDL-colesterol em indivíduos com hipercolesterolémia moderada sem efeitos deletérios nos biomarcadores de stress oxidativo”, concluíram os investigadores.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, Sept 2007, 87(3): 790-796.

 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital