11-Mar-2010
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
Advertisement
 
 
Home
 
Alimentos ricos em magnésio e menor risco de diabetes tipo 2 Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
O consumo aumentado de alimentos com elevado teor de magnésio, como legumes de folha verde e frutos oleaginosos, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, sugere uma meta-análise de estudos observacionais.

A análise de estudos prospectivos de coorte revela que por cada aumento de 100 mg na ingestão de magnésio, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 diminui cerca de 15%.

Os resultados desta meta-análise indicam que uma ingestão aumentada de magnésio pode reduzir a incidência de diabetes tipo 2. Esta evidência observacional deve ser considerada persuasiva mas não definitiva”, afirmaram as autoras Susanna Larsson e Alicia Wolk.

As fontes dietéticas de magnésio incluem legumes de folha verde, carnes, amidos, cereais e frutos oleaginosos e leite. Estudos dietéticos anteriores demonstraram que uma grande parte dos adultos não atinge a DRI para o magnésio (320mg/dia para as mulheres e 420mg/dia para os homens).

As autoras identificaram sete estudos que investigaram a associação entre a ingestão de magnésio através de alimentos ou alimentos e suplementos alimentares e o risco de diabetes tipo 2, perfazendo um total de 286.668 participantes e 10.912 casos de diabetes tipo 2.

Seis destes estudos demonstraram uma associação inversa estatisticamente significativa: um aumento diário de 100 mg na ingestão de magnésio estava associado a uma redução de 15% do risco de diabetes tipo 2.

O potencial papel protector da ingestão de magnésio contra a diabetes tipo 2 pode ser devido a uma melhoria na sensibilidade à insulina (...) Estudos em animais têm demonstrado um efeito adverso da deficiência de magnésio na secreção de insulina induzida por glucose. Em contraste, a suplementação com magnésio revelou prevenir a resistência à insulina induzida por frutose e reduzir o desenvolvimento de diabetes em ratos”, explicaram as autoras.

No entanto, concluem que enquanto que é muito cedo para recomendar a suplementação com magnésio para a prevenção da diabetes tipo 2, um aumento no consumo de alimentos com elevado teor de magnésio “parece ser prudente”.

Fonte: S. C. Larsson, A. Wolk; Magnesium intake and risk of type 2 diabetes: a meta-analysis ; Journal of Internal Medicine (OnlineEarly Articles).
doi:10.1111/j.1365-2796.2007.01840.x


 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital