22-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
 
Óleo de peixe pode prevenir perda muscular em pacientes oncológicos Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
O estudo, publicado na revista Cancer, revelou que os pacientes suplementados com 2.2g de ácido eicosapentaenóico (EPA) por dia mantiveram o peso, a massa muscular e o tecido adiposo durante cerca de 10 semanas de quimioterapia. Ao mesmo tempo, os pacientes que receberam tratamento standard, sem suplementação, perderam em média 2.3kg.

O óleo de peixe pode prevenir a perda de peso e de músculo pela sua interferência em algumas vias que são alteradas em estadios avançados de cancro. Este facto promete porque actualmente não há tratamento eficaz para a desnutrição relacionada com o cancro”, afirmaram os investigadores da Universidade de Alberta, Canadá.

A quimioterapia pode causar perda muscular e, consequentemente, desnutrição nos pacientes oncológicos, levando a fadiga, diminuição da qualidade de vida, incapacidade para receber tratamentos necessários e menor esperança de vida.

Os investigadores explicaram que estudos anteriores sugeriram que a suplementação da dieta com óleo de peixe – contendo ácidos gordos n-3 como o EPA – pode ajudar os pacientes a manter ou aumentar a massa muscular.

Para testar esta teoria, os investigadores compararam os efeitos do óleo de peixe com o tratamento standard (sem suplementos) no peso, massa muscular e tecido adiposo em pacientes recém-referenciados com cancro de pulmão.

A tomografia computorizada (TC), uma forma de imagiologia médica que pode quantificar precisamente a massa muscular esquelética, foi usada para avaliar os efeitos da suplementação com EPA na massa muscular dos pacientes submetidos a quimioterapia.
“A eficácia do óleo de peixe na prevenção da perda muscular tem sido foco de vários estudos mas, do nosso conhecimento, este é o primeiro estudo a utilizar imagens de TC para fornecer uma medição directa do efeito do óleo de peixe no músculo esquelético e nos depósitos de tecido adiposo”, afirmaram os investigadores.

Para além disso, o estudo foi também único no que respeita à utilização de uma intervenção precoce em pacientes recém-referenciados com o objectivo de prevenir a perda de peso e massa muscular durante a quimioterapia. Um total de 40 pacientes completaram o estudo: 16 recebendo suplementos de óleo de peixe com EPA (dose diária de 2.2g de EPA) e 24 recebendo tratamento standard.

A massa muscular esquelética e o tecido adiposo foram medidos utilizando imagens de TC enquanto os dados do peso e o sangue foram recolhidos no início e durante a quimioterapia.
Os autores verificaram que os pacientes com tratamento standard perderam 2.3kg enquanto que os pacientes com suplementos mantiveram o peso.

As análises de sangue revelaram que os pacientes com o maior aumento da concentração de EPA na corrente sanguínea tiveram também maiores aumentos na massa muscular.

Cerca de 70% dos pacientes no grupo EPA mantiveram ou aumentaram a massa muscular comparativamente ao período pré-quimioterapia, enquanto que menos de 30% dos pacientes no grupo standard mantiveram a massa muscular original.

Os resultados do estudo indicam que a suplementação com óleo de peixe contendo EPA reduz a perda de massa muscular e tecido adiposo em pacientes com cancro do pulmão e tem efeitos benéficos comparativamente a pacientes com tratamento standard submetidos a quimioterapia.

Fonte: Cancer, Published online ahead of print, doi: 10.1002/cncr.25933

 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital