01-Ago-2010
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Ingestão pré-natal de omega-3 associada a melhor desenvolvimento infantil
 
Ingestão pré-natal de omega-3 associada a melhor desenvolvimento infantil Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
Estudo Canadiense sugere que uma ingestão aumentada de omega-3 DHA durante a gestação pode contribuir para um melhor desenvolvimento infantil.
Os investigadores estudaram 109 crianças inuítes, população indígena do Quebec, e verificaram que os níveis de ácido docosahexaenóico (DHA) da mãe estavam directamente relacionados com os níveis no cordão umbilical e, subsequentemente, no feto. Mais ainda, a presença de níveis elevados de DHA estava associada a melhor desenvolvimento visual, cognitivo e motor na infância.

Os investigadores mediram os níveis sanguíneos de DHA no cordão umbilical dos bebés.

A concentração de DHA no cordão umbilical é um bom indicador da exposição intra-uterina ao omega-3 durante o último trimestre de gestação, um período crucial para o desenvolvimento de neurões e fotoreceptores da retina”, explicaram.

Os resultados dos testes conduzidos aos 6 e 11 meses de idade revelaram que os níveis de DHA no cordão umbilical está intimamente associado ao desenvolvimento da acuidade visual, cognitiva e motora. Por outro lado, não foi verificada qualquer associação entre os níveis de DHA no leite materno e o desenvolvimento visual, cognitivo ou motor.

Estes resultados evidenciam a importância da exposição pré-natal ao omega-3 no desenvolvimento infantil (...) Não se pode esperar que uma dieta rica em omega-3 durante a gestação resolva tudo, mas os nossos resultados revelam que tal dieta tem efeitos positivos no desenvolvimento sensorial, cognitivo e motor de uma criança. Os benefícios do consumo de peixe com baixos teores de contaminantes e elevados teores de omega-3, como a truta, salmão e sardinhas, ultrapassam os potenciais riscos mesmo durante a gestação”, concluíram os investigadores.

Fonte: The Journal of Pediatrics, 2008, 152 (3): 356-364.
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital