|
•
|
| Meta-análise evidencia efeitos do cacau na redução da pressão arterial |
|
|
|
|
O chocolate preto rico em polifenóis pode reduzir a pressão arterial (PA) na mesma extensão que os beta-bloqueadores, sugere um novo estudo Alemão. Os investigadores do University Hospital of Cologne recolheram os dados de cinco estudos acerca dos efeitos do cacau na PA envolvendo 173 participantes e observaram que o consumo de cacau teve efeitos significativamente positivos na PA.
“A magnitude dos efeitos hipotensivos do cacau é clinicamente notória; ronda os resultados geralmente atingidos por monoterapia com beta-bloqueadores ou inibidores da enzima conversora da angiotensina.”, afirmaram os autores.
A hipertensão, definida pela presença de PA sistólica e diastólica superior a 140 e 90 mmHg, afecta cerca de 600 milhões de pessoas a nível mundial e está associada a mais de 7 milhões de mortes. “Ao nível da população, seria de esperar que uma redução de 4-5 mmHg na PA sistólica (quando o coração contrai) e de 2-3 mmHg na PA diastólica (quando o coração relaxa) reduzisse substancialmente o risco de enfarte (em 10%) e a mortalidade por todas as causas (em 8%)”, explicaram os autores. A meta-análise recolheu dados de 10 estudos anteriormente publicados, 5 acerca dos efeitos do cacau na pressão arterial e 5 envolvendo chá verde e preto. Todos os resultados foram publicados entre 1966 e 2006, envolveram pelo menos 10 adultos e tiveram uma duração mínima de 7 dias. A pressão arterial dos participantes foi avaliada antes e depois do consumo de cacau ou chá. Dos 173 participantes dos estudos de cacau, 87 consumiram cacau e 86 constituíram o grupo controlo. Cerca de 33% dos participantes apresentava hipertensão arterial. Depois de uma média de 2 semanas de acompanhamento, a redução em ambos os valores de PA foi observada nos grupos suplementados com cacau. Em comparação com os controlos, a PA sistólica diminuiu em média 4,7 mmHg e a PA diastólica cerca de 2,8 mmHg. Por outro lado, não foram reportados quaisquer benefícios nos 343 indivíduos dos 5 estudos do chá (171 a consumir chá e 172 controlos). A diferença entre o chá e o cacau está relacionada com o teor de polifenóis. Enquanto são ambos ricos em polifenóis, os chás verde e preto contêm mais 3-flavanóis, enquanto que o cacau contém mais proantocianidinas. “Isto sugere que a os diferentes fenóis das plantas devem ser diferenciados relativamente ao seu potencial para reduzir a pressão arterial e assim a prevenção de doenças cardiovasculares, supondo que os fenóis do chá são menos activos que os do cacau”, afirmaram os autores. No entanto, as limitações do estudo incluem a utilização de um número limitado de estudos, com amostras de dimensões limitadas e acompanhamento de curta duração. “As evidências dos efeitos favoráveis hipotensivos do cacau não devem, no entanto, encorajar recomendações gerais para aumentar o seu consumo (...) Acreditamos que qualquer aconselhamento dietético deve ter em conta o elevado teor energético, de açúcar e de gordura da maioria dos produtos de cacau (...) Quando aplicados racionalmente, estes produtos podem ser considerados como parte das estratégias dietéticas para diminuir o risco de hipertensão”, concluíram os autores. Fonte: Archives of Internal Medicine, 2007, 167: 626-634 |
| < Anterior | Seguinte > |
|---|



