08-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Probióticos ajudam a combater a obstipação
 
Probióticos ajudam a combater a obstipação Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
Os probióticos, bactérias com efeitos benéficos conhecidos a nível da saúde intestinal, podem aumentar o número de movimentos intestinais, ajudando a combater a obstipação, sugere um novo estudo piloto Holandês.
Os investigadores do Academic Medical Centre, em Amesterdão, revelaram que os resultados de estudos anteriores utilizando estirpes individuais apresentaram-se contraditórios. A chave pode estar numa mistura de estirpes de Lactobacillus e Bifidobactérias.

Dado o seu perfil de segurança, os probióticos podem ser um composto atractivo na manipulação da motilidade gastrointestinal em crianças obstipadas (...) Com base nos resultados do nosso estudo piloto, levantamos a hipótese de que uma mistura de bifidobactérias e lactobacilli, produtores de ácidos láctico e acético, entre outros, provocando uma redução do pH do cólon, é eficaz no aumento da motilidade do cólon, levando subsequentemente à redução do tempo do trânsito colónico”, explicou o autor principal Noor Bekkali.

O estudo investigou o potencial de uma mistura de probióticos no alívio dos sintomas associados à obstipação na infância, uma condição que pode afectar cerca de 30% das crianças no mundo ocidental.

Foram recrutadas para o estudo 20 crianças com obstipação (50% do género masculino, idade média de 8 anos) que receberam um suplemento diário de probióticos contendo uma mistura de Bifidobacteria bifidum, B. infantis, B. longum, Lactobacilli casei, L. plantarum e L. rhamnosus. A mistura probiótica, contendo cerca de 4 biliões de colónias, foi administrada às crianças durante 4 semanas.

Os investigadores revelaram que a frequência de movimentos intestinais duplicaram ao longo das semanas após início da suplementação probiótica, aumentando de 2 por semana após 2 semanas para 3.8 após 4 semanas. Mais ainda, foi observada uma diminuição de dor abdominal pelas crianças, de 45% no início do estudo para apenas 20% após as 4 semanas de suplementação.

Este estudo piloto controlado, não randomizado e não placebo, avaliando o efeito de uma mistura de probióticos, revelou efeitos benéficos nos sintomas de obstipação e uma redução de dor abdominal (...) Assim, é agora necessário um estudo placebo randomizado para confirmar estes resultados”, concluíram os investigadores.

Fonte: Nutrition Journal 2007, 6:17 doi:10.1186/1475-2891-6-17
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital