08-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
 
Eficácia dos simbóticos na redução dos marcadores do cancro do cólon Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
Suplemento simbiótico contendo os prebióticos inulina e oligofrutose e uma mistura de dois probióticos reduziu significativamente vários marcadores do cancro do cólon, revelaram os resultados de um grande estudo Europeu, publicado recentemente na revista American Journal of Clinical Nutrition.

O cancro do cólon é uma área que tem vindo a crescer, existindo já um número significativo de estudos animais que associam a ingestão de prebióticos e/ou probióticos a uma redução do risco da doença. Os resultados do projecto SynCan, patrocinado pela União Europeia, demostram que a combinação de pré- e probióticos pode mudar favoravelmente as populações bacterianas fecais, aumentando as populações de bactérias protectoras e diminuindo o número de bactérias promotoras de cancro.

O suplemento foi também associado a uma diminuição do potencial da água fecal na danificação do ADN ou das junções celulares das células do cancro do cólon cultivadas.

A intervenção simbiótica resultou em alterações significativas da composição do ecossistema bacteriano colónico, presumivelmente afectando a actividade metabólica deste órgão”, referiram os investigadores.
 
O estudo recrutou aleatoriamente 80 indivíduos (43 com pólipos colónicos e 37 com cancro do cólon) durante 12 semanas, que receberam um suplemento placebo ou um suplemento simbiótico contendo Orafti’s Synergy1 (12g/dia) e um probiótico (Lactobacillus GG e Bifidobacteria12).

Os investigadores revelaram que as estirpes bacterianas benéficas Lactobacillus e Bifidobacterium aumentaram em ambos os grupos de doentes: 18 e 17% respectivamente nos doentes com pólipos e 8 e 12% respectivamente os doentes com cancro, como seria de esperar com a ingestão de probióticos.

As populações de Clostridium perfrigens, uma estirpe associada à conversão de substâncias dietéticas em compostos carcinogénicos, sofreram uma redução significativa de 32% nos doentes com pólipos. Quanto aos doentes com cancro, verificou-se uma redução de 22%. Os marcadores dos danos no ADN foram também reduzidos no grupo suplementado com simbióticos, quando comparados com o grupo placebo, particularmente nos pacientes com pólipos.

Este resultado fornece evidência indirecta de que a exposição genotóxica no cólon diminuiu no final do período de intervenção”, disseram os investigadores.

Os investigadores notaram que não foi observado nenhum efeito a nível da apoptose (morte celular programada), inflamação colónica ou dispersão das células tumorais em nenhum dos grupos.

Os nossos resultados sugerem que os simbióticos do tipo estudado no presente estudo podem representar um meio fiável de quimiprevenção do cancro do cólon em humanos”, afirmou o investigador principal Joseph Rafter do Karolinska Institute.

O Projecto SynCan foi suportado pela Comissão Europeia e englobou 9 institutos de investigação, contando com o Belgium’s Orafti como parceiro industrial. O projecto consistiu num estudo de longo prazo em ratos e uma intervenção dietética em humanos para testar os efeitos do suplemento simbiótico no risco do cancro do cólon.

Estudos futuros deverão focar-se os efeitos dos prebióticos e probióticos separadamente”, concluiu Rafter.

Fonte: Dietary synbiotics reduce cancer risk factors in polypectomized ad colon cancer patients. American Journal of Clinical Nutrition (2007); 85: 488-496.
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital