04-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Lacticínios e sua protecção no síndrome metabólico
 
Lacticínios e sua protecção no síndrome metabólico Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
A ingestão elevada de leite e outros produtos lácteos pode reduzir o síndrome metabólico e deve ser recomendado como parte de um padrão alimentar saudável, revela um novo estudo do país de Gales.

Os investigadores estudaram a dieta e a incidência de síndrome metabólico em 2.375 homens e verificaram que os que consumiam regularmente leite e produtos lácteos apresentavam uma probabilidade 62% menor de desenvolver este síndrome.

A prevalência do síndrome metabólico é claramente associada ao consumo de leite, sendo esta associação aparente tanto em homens agrupados pelas suas próprias estimativas de consumo de leite, como naqueles agrupados pelos dados de ingestão obtidos por diários alimentares de 7 dias”, afirmou o investigador principal Peter Elwood.

O síndrome metabólico é uma condição caracterizada por obesidade central, hipertensão e distúrbios no metabolismo da glucose e da insulina. Este síndrome tem sido associado a risco aumentado de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Estima-se que cerca de 15% dos adultos Europeus são afectados por este síndrome, enquanto que a estatística Norte-Americana atinge os 32%.

O Caerphilly Prospective Study avaliou a ingestão dietética (homens com idades entre 45-49) através da utilização de um questionário de frequência alimentar semi-quantitativo, com uma sub-amostra de 603 homens com um diário alimentar de 7 dias. 

Depois de 20 anos de acompanhamento, os investigadores calcularam que 15% dos homens com síndrome metabólico no início do estudo apresentavam quase o dobro do risco de doença cardíaca coronária e o quádruplo do risco de diabetes do que aqueles sem síndrome. No entanto, aqueles que consumiam regularmente leite e produtos lácteos, como iogurte e queijo, apresentavam menor probabilidade de desenvolver esta condição. De facto, os investigadores verificaram que um consumo diário de leite estava associado a uma redução do risco em 62%, enquanto que o consumo regular de outros produtos lácteos reduziu o risco em 56%.

Fonte: Journal of Epidemiology and Community Health, 2007; 61: 695-698.

 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital