01-Ago-2010
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Dieta rica em vitamina C pode diminuir risco de diabetes
 
Dieta rica em vitamina C pode diminuir risco de diabetes Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
Níveis sanguíneos elevados de vitamina C podem reduzir o risco de desenvolver diabetes em 62%, revela um novo estudo de Cambridge.

O estudo, que seguiu 21.831 homens e mulheres durante 12 anos, verificou também uma associação entre a ingestão de fruta e legumes e um risco diminuído de diabetes, reforçando a importância da recomendação five-a-day.

“A associação independente observada neste estudo prospectivo, juntamente com a plausibilidade biológica, fornece uma evidência persuasiva do efeito benéfico da ingestão de vitamina C e fruta e legumes no risco de diabetes”, afirmou a investigadora principal Anne-Helen Harding do Hospital de Addenbrooke em Cambridge, Inglaterra.

Estima-se que 19 milhões de pessoas são afectadas pela diabetes na EU dos 25 (4% da população total). Este cenário será projectado para 26 milhões em 2030. Nos EUA, existem mais de 20 milhões de pessoas com diabetes (7% da população total).

Os investigadores analisaram os padrões dietéticos utilizando um questionário de frequência alimentar semi-quantitativo entre os participantes do European Prospective Investigation of Cancer – Norfolk. Os participantes apresentavam uma idade média de 58.4 anos no início do estudo, sendo que as mulheres representavam 2/3 da população em estudo.

Durante os 12 anos de acompanhamento, foram diagnosticados 735 casos de diabetes. Correlacionando os níveis sanguíneos de vitamina C e diabetes, os investigadores verificaram que os homens e mulheres com os níveis mais elevados (mínimo de 1.10 e 1.29 mg/dl, respectivamente) apresentavam 62% menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, quando comparados com os homens e mulheres com os níveis mais baixos (menos de 0.56 e 0.77 mg/dl, respectivamente). Para além disso, os indivíduos com a ingestão mais elevada de fruta e legumes (459 e 550 g/dia para os homens e mulheres, respectivamente) apresentaram uma redução de 22% do risco de desenvolver diabetes tipo 2, comparativamente aos homens e mulheres com a ingestão mais reduzida (289 e 382 g/dia, respectivamente).

Níveis plasmáticos elevados de vitamina C e, em menor grau, a ingestão de fruta e legumes, foram associados a uma redução substancial do risco de diabetes (...) Os nossos resultados evidenciam uma importante mensagem de saúde pública acerca dos benefícios de uma dieta rica em fruta e legumes na prevenção da diabetes”, explicaram os investigadores.

Fonte: Archives of Internal Medicine, Jun 2008, Vol 168: 1493-1499.
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital