01-Ago-2010
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Crianças em risco de deficiência de vitamina D
 
Crianças em risco de deficiência de vitamina D Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
Cerca de 55% das crianças aparentemente saudáveis podem apresentar deficiência de vitamina D e estar em risco elevado de osteoporose e outros problemas de saúde na idade adulta, diz um novo estudo Norte-Americano.
Segundo os investigadores, liderados por Babette Zemel (Nutrition and Growth Laboratory of The Children’s Hospital of Philadelphia), mais de 90% das crianças Afro-Americanas apresentam níveis reduzidos de vitamina D. Estes resultados podem levar a recomendações de suplementação com vitamina D em crianças para ajudar a reduzir o risco de osteoporose, uma doença com uma probabilidade quatro vezes superior de afectar mulheres do que homens.

Os níveis recomendados de vitamina D dietética e suplementada do Institute of Medicine são provavelmente muito baixas para manter níveis saudáveis de vitamina D (...) A fortificação de alimentos para além do leite deve ser explorada, uma vez que muitas crianças não consomem quantidades suficientes de leite para atingir as necessidades de cálcio e vitamina D”, afirmaram os investigadores.

A potencial redução de osteoporose, uma doença que afecta mais de 75 milhões de pessoas na Europa, Estados Unidos e Japão, tem sido uma abordagem tradicional para tentar aumentar a densidade óssea em mulheres pós-menopaúsicas através da dieta ou suplementação, e para maximizar a formação óssea durante a fase da adolescência.

Cerca de 35% do pico de massa óssea de um adulto é construído durante a puberdade.

O novo estudo avaliou os níveis sanguíneos de vitamina D em 382 crianças saudáveis entre os 6 e os 21 anos de idade do nordeste dos EUA. Após a determinação da ingestão de vitamina D por fontes dietéticas e suplementos e avaliação dos níveis sanguíneos de vitamina D, os investigadores verificaram que 55% das crianças apresentavam níveis sanguíneos inadequados (níveis de 25(OH)D abaixo de 30 nmol/L), aumentando esta proporção para 68% no Inverno.

O melhor indicador do estado da vitamina D numa pessoa é o nível sanguíneo de um composto da vitamina D – 25-hidroxivitamina D. A deficiência de vitamina D permanece um problema geral sub-reconhecido e não está bem estudado em crianças”, afirmou Zemel.

A vitamina D refere-se a dois precursores biologicamente inactivos – D3, também conhecido como colecalciferol, e D2, ergocalciferol. O primeiro, produzido na pele pela exposição a radiações UVB (290 a 320 nm), é mais bioactivo, enquanto que o segundo, derivado de plantas, é apenas obtido pelo organismo via dieta, pelo consumo de alimentos como peixes gordos, gema de ovo e fígado.

Ambos os precursores são hidroxilados no fígado e rins para formar 25-hidroxivitamina D (25(OH)D), a forma de armazenamento não activa, e 1,25-dihidroxivitamina D (1,25(OH)2D), a forma biologicamente activa controlada pelo organismo.

Os investigadores afirmaram que os novos resultados contribuem para a necessidade de uma revisão das recomendações dietéticas para esta vitamina.

“São necessários estudos adicionais para documentar os efeitos do diagnóstico e tratamento de hipovitaminose D em crianças aparentemente saudáveis”, concluíram os investigadores.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, 2007; 86(1): 150-158.
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital