04-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Vitamina B1 pode proteger contra doença renal em diabéticos
 
Vitamina B1 pode proteger contra doença renal em diabéticos Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
Estudo Inglês e Paquistanês sugere que doses elevadas de suplementos de vitamina B1 podem proteger contra os danos renais, uma complicação que afecta um em cada três indivíduos com diabetes.

Os investigadores verificaram que uma dose diária de 300 mg de tiamina (vitamina B1) durante 3 meses reduz a taxa de excreção de albumina em diabéticos tipo 2 em cerca de 41% (a partir do valor no início do estudo). Os resultados revelaram também que 35% dos pacientes com microalbuminúria voltaram à excreção normal de albumina urinária após a suplementação com tiamina.

A microalbuminúria ocorre quando pequenas quantidades de albumina – a proteína mais abundante no plasma – são excretadas pelo rim para a urina, sendo um marcador de desenvolvimento de doença renal em diabéticos.

Cerca de 19 milhões de pessoas são afectadas pela diabetes na EU, o que equivale a 4% da população total. Este panorama é projectado para 26 milhões em 2030. “Neste estudo piloto, uma terapia com doses elevadas de tiamina produziu uma regressão na excreção de albumina urinária em pacientes com diabetes tipo 2 com microalbuminúria (...) Os suplementos de tiamina em doses elevadas podem melhorar a terapêutica para estadios precoces de nefropatia diabética”, afirmaram os investigadores.

Os investigadores, da Universidade de Warwick, Inglaterra, e Sheikh Zayed Federal Postgraduate Medical Institute e Universidade de Punjab, Paquistão, recrutaram 40 indivíduos com diabetes tipo 2 para participar no estudo piloto. Os participantes foram aleatoriamente direccionados para receber diariamente 3 cápsulas contendo 100 mg de tiamina ou placebo durante 3 meses.

Foi observada uma redução na excreção de albumina urinária nos participantes suplementados com tiamina. A redução média foi de 17.7mg em 24h (41%). Por outro lado, não foram detectadas diferenças significativas na excreção de albumina urinária no grupo placebo.

Mais ainda, cerca de 35% dos indivíduos do grupo tiamina voltaram à excreção urinária de albumina normal após a suplementação.

Este estudo, mais uma vez, evidencia a importância da vitamina B1, pelo que temos que aumentar a sensibilização para este facto”, explicaram os investigadores.

Fonte: Diabetologia. Published online ahead of print, doi: 10.1007/s00125-008-1224-4
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital