08-Fev-2012
OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
 
Home arrow Notícias arrow Ingestão reduzida de vitamina B6 associada a cancro colorectal
 
Ingestão reduzida de vitamina B6 associada a cancro colorectal Criar PDF Versão para impressão Enviar por e-mail
Uma ingestão reduzida de vitamina B6 pode aumentar o risco de desenvolver cancro colorectal em 31%, sugere um recente estudo Japonês. O estudo avaliou a ingestão das vitaminas do complexo B em 81.184 indivíduos participantes no Japan Public Health Center-based Prospective Study.

Os resultados demonstraram também, que os homens com consumo elevado de álcool beneficiaram igualmente dos efeitos potencialmente protectores da vitamina B6.

Os nossos resultados suportam as evidências anteriores de que uma baixa ingestão de vitamina B6 está associada a um risco aumentado de cancro colorectal. Particularmente, uma ingestão elevada de vitamina B6 é benéfica em homens com consumo elevado de álcool”, afirmou o investigador principal Junko Ishihara do Japan’s National Cancer Center em colaboração com investigadores da Gunma University Graduate School of Medicine.

Existem anualmente cerca de 363.000 novos casos de cancro colorectal na Europa e cerca de 945.000 a nível mundial. A cada ano ocorrem cerca de 492.000 mortes por cancro colorectal.

A equipa de investigação utilizou um questionário de frequência alimentar com 138 itens de auto-preenchimento para quantificar a ingestão de folato, vitamina B6, vitamina B12 e metionina de 38.107 homens e 43.077 mulheres. Os participantes foram acompanhados desde 1995 a 1998. Em 2002 foram diagnosticados 526 novos casos de cancro colorectal (335 homens e 191 mulheres).

Verificou-se que apenas a ingestão aumentada de vitamina B6 exercia um efeito benéfico estatisticamente significativo nos participantes masculinos, sendo que a ingestão mais elevada estava associada a uma redução de 31% do risco de cancro colorectal, em comparação com a ingestão mais reduzida.

Os homens que consumiam pelo menos 150g de álcool por semana apresentavam o dobro do risco de cancro colorectal em relação aos que consumiam menos álcool, no grupo de ingestão mais reduzida de vitamina B6, no entanto, o risco associado à ingestão de álcool não foi superior no grupo com ingestão mais elevada de vitamina B6”, afirmaram os investigadores.

Não foram observados efeitos benéficos para as mulheres, nem para nenhum dos géneros no que respeita ao folato e metionina; no entanto, a vitamina B12 foi associada a um ligeiro aumento do risco da doença nos homens.

Fonte: Journal of Nutrition, 2007; 137: 1808-1814.
 
< Anterior   Seguinte >
© 2006-2008 Associação Portuguesa de Dietistas
A APD é membro da EFAD - European Federation of the Associations of Dietitians
Website desenvolvido por Triângulo Digital