Índice
- De 16 a 22 de Março, o maior projecto de Saúde Alimentar em Portugal irá desenvolver várias actividades pelo país alertando para esta problemática.
- Movimento 2020 lança estudo sobre Hidratação no Internamento do doente que refere que 70,4% dos inquiridos diminuiu a ingestão de líquidos no hospital em relação ao habitual.
- Portugueses fazem um consumo de 10,7g de sal diários, estando acima do consumo praticado pelos países europeus.
No sentido de continuar o seu trabalho de apdietistas sensibilização e informação sobre os desafios lançados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em termos de saúde alimentar até 2020, o projecto nacional “Movimento 2020”, criado pela Associação Portuguesa de Dietistas (APD), irá dedicar uma semana ao tema “Mais Água Menos Sal”, de 16 a 22 de Março.
Em 2015, o Movimento 2020 tornou-se parceiro de dois programas internacionais no âmbito da Saúde Alimentar: o World Action on Salt and Health, que pretende promover a diminuição do consumo de sal, e o Nutrition and Hydration Week promovido pela Leeds City Council, que trabalha o aumento do consumo de água. Desta forma, nasce a semana “Mais Água Menos Sal” do Movimento 2020 que pretende alcançar Cidadãos, Poder Central, Indústria e Profissionais de Saúde.
Em Faro: Workshop Coaching na Nutrição Clínica – Base do Coaching
Tenha um Feliz Natal com “Folhas Equilíbrio – Receitas para um Doce Natal”
Nesta época natalícia, o Movimento 2020, projecto da Associação Portuguesa de Dietistas (APD), junta-se aos portugueses com um conjunto de dicas para celebrar esta época festiva, gastronomicamente rica, de forma mais saudável e económica, respeitando os sabores e gostos tão tradicionais da nossa Dieta Mediterrânica.
O desperdício alimentar é um tema que tem estado na agenda do dia da sociedade portuguesa e o Movimento 2020 incorporou-o nos seus desafios. Reduzir o desperdício alimentar é o 9º desafio que tem também como objectivo promover um consumo alimentar energético e nutricionalmente adequado.
Mas, em época Natalícia, altura farta à mesa, como podemos de facto reduzir o desperdício alimentar? O Movimento 2020 vem mostrar, de forma simples, que é possível utilizar as sobras das refeições de Natal para fazer outros pratos igualmente deliciosos e nutricionalmente equilibrados. Somos um país rico em gastronomia e até a nossa Dieta Mediterrânica é Património Imaterial da Humanidade. Todas as regiões vivem o Natal à mesa de forma diferente, com pratos típicos e ingredientes que variam de cidade para cidade. Desta forma, e para ajudar os portugueses na tarefa de reduzir o Desperdício Alimentar, o Movimento2020 lança o livro digital intitulado Folhas Equilíbrio – Receitas para um Doce Natal, composto por 6 receitas elaboradas por Ana Maria Silva, Licenciada em Dietética e Nutrição e Técnica Especialista em Gestão e Produção de Cozinha, contando com dicas preciosas para cozinhar as sobras da noite de consoada.
Mais do que alimentação, a nossa Dieta Mediterrânica é um estilo de vida que tem na sua génese o convívio à mesa, a partilha de valores e costumes e a unificação da família. Desta forma, e paralelamente, o Movimento 2020 irá também mostrar como é importante envolver todos os membros da família na confecção das refeições Natalícias, pondo de parte a ideia de que as receitas de Natal são uma tarefa das avós e das mães. Envolver miúdos e graúdos, na compra dos ingredientes e na confecção das receitas, é um dos princípios defendidos pelo Movimento 2020, pois só assim é possível ensinar os mais novos a fazer as escolhas mais correctas e saudáveis.
Dia Mundial da Diabetes: a importância do pequeno almoço
O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro. A comemoração deste dia iniciou-se em 1991 por iniciativa da Federação Internacional da Diabetes (IDF) e da Organização Mundial da Saúde, face ao número crescente de diagnósticos de diabetes e o impacto que a doença tem a nível individual e da sociedade.
É importante enfatizar que cerca de 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos ou retardados através da adoção de estilos de vida saudáveis, caracterizados pela prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada.
A Associação Portuguesa de Dietistas promove a divulgação desta celebração e reforça a importância de uma alimentação saudável na prevenção de doenças crónicas não transmissíveis, como é o caso da diabetes.
“Healthy Living and Diabetes” é o tema do Dia Mundial da Diabetes para 2014-2016 e este ano o destaque é para a importância de se iniciar o dia com um pequeno-almoço saudável. Um estilo de vida saudável caracterizado pela prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada é a base da prevenção de várias doenças crónicas não transmissíveis, entre as quais a diabetes tipo 2.